Base de dados : HANSEN
Pesquisa : HANSENIASE VIRCHOWIANA/MORTAL [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 3 [refinar]
Mostrando: 1 .. 3   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 3 HANSEN  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:25178
Autor:Romero L., Arturo.
Título:Mortalidad entre los enfermos de lepra controlados. De 1946-1949 / Mortality between the controlled patients of leprosy. Of 1946-1949
Fonte:In: Anon.Revista médica de Costa Rica. San Jose, s.n, 1950. p.278-280tab.
Resumo:de 1946 a 1949 fallecieron 19 enfermos de lepra. Solo un caso murio por lepra; 2 casos por complicaciones de lepra (nefritis y cirrosis hepatica) y los demas por enfermedades intercurrentes (4 por tubeerculosis; 4 por insuficiencia cardiaca, etc). (AU).
Descritores:HANSENIASE DIMORFA/compl
HANSENIASE DIMORFA/diag
HANSENIASE DIMORFA/mortal
HANSENIASE VIRCHOWIANA/compl
HANSENIASE VIRCHOWIANA/diag
HANSENIASE VIRCHOWIANA/mortal
HANSENIASE TUBERCULOIDE/compl
HANSENIASE TUBERCULOIDE/diag
HANSENIASE TUBERCULOIDE/mortal
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
MASCULINO
FEMININO
Localização:BR191.1; 08950/S


  2 / 3 HANSEN  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:24266
Autor:Fleury, Raul Negräo; Taborda, Paulo Rogério O; Opromolla, Diltor V. A..
Título:Granulomatose de Wegener e hanseníase: apenas uma associaçäo fortuita? / Wegener's granulomatosis and leprosy: an association?
Fonte:Hansen. int;21(2):43-53, jul.-dez. 1996. ilus.
Resumo:Os autores descrevem a história de um paciente portador de hanseníase virchoviana com mais de 28 anos de duração. Ele havia feito tratamento com sulfona e recebeu alta com a baciloscopia negativa. Continuou o tratamento, mas de maneira irregular, e foi reinternado 10 anos depois com lesões cutâneas ativas, e a presença de bacilos (++) em parte típicos, nos esfregaços cutâneos. Com a suspeita de sulfono-resistência fez tratamento com clofazimina (CFZ) durante 12 meses, com regressão parcial das lesões cutâneas. Apesar de reiniciar a sulfona após esse período as lesões continuaram com aspecto regressivo, a baciloscopia apenas com bacilos granulosos, e passou a apresentar episódios eventuais de reação tipo eritema nodoso hansênico. Quatro anos antes do óbito começou a manifestar sinais de insuficiência renal cr"nica, que foi relacionada clinicamente à amiloidose sistêmica secund ria à hanseníase. A autópsia demonstrou (1) intensa impregnação de CFZ nas mucosas da vias reas superiores, g strica e intestinal, e nos linfonodos, (2) infiltrados virchovianos regressivos em múltiplas localizações com bacilos granulosos e em alguns órgãos como linfonodos, fígado e baço granulomas dimorfos com baciloscopia também positiva. 3) depósito de substância amiloide em v rios órgãos mas principalmente ao nível dos rins: 4) uma lesão nodular necrotizante próxima ao br"nquio principal do pulmão direito, evidenciando reação granulomatosa em paliçada e vasculites granulomatosas, interpretadas como manifestação pulmonar localizada de granulomatose de Wegener (GW). Tudo levou a crer que o paciente fosse portador de uma hanseníase dimorfa avançada com eritema nodoso, à qual se associou, fortuitamente ou não, a GW, seja na fase inicial ou como forma limitada, assintom tica. Segundo a bibliografia consultada, a associação de duas doenças por imunocomplexos de como são a GW e a hanseníase com eritema nodoso ainda não foi previamente documentada. Admite-se que GW possa relacionar-se alguma bactéria, ainda indeterminada, que expõe proteases neutrofílicas, gerando anticorpos neutrofílicas, anticitoplasm ticos (ANCAs). Segundo os autores a hanseníase talvez pudesse neste caso, constituir a doença bacteriana subjacente. Eles comentam também que o achado destes anticorpos na hanseníase pode sugerir a procura de manifestações da GW entre outros casos desta moléstia, que pode sugerir uma real associação entre estas duas intrigantes entidades clínicas. (AU) .
Descritores:HANSENIASE VIRCHOWIANA/compl
HANSENIASE VIRCHOWIANA/diag
HANSENIASE VIRCHOWIANA/mortal
GRANULOMATOSE DE WEGENER/compl
GRANULOMATOSE DE WEGENER/diag
GRANULOMATOSE DE WEGENER/mortal
ERITEMA NODOSO/compl
ERITEMA NODOSO/diag
ERITEMA NODOSO/mortal
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
MASCULINO
ADULTO
Localização:BR191.1


  3 / 3 HANSEN  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo-Pt
Id:24199
Autor:Fleury, Raul Negrão.
Título:Embolia pulmonar no decurso de reação hansênica / Pulmonary embolism in continuation of leprosy reaction
Fonte:Hansen. Int;2(2):178-183, 1977. ilus.
Resumo:Uma jovem de 19 anos, doente de hanseníase do tipo virchoviano com surtos frequentes de reação hansênica (eritema nodoso), faleceu submitamente após 10 minutos de dispnéia, vômitos alimentares e dores fortes no tórax. A autópsia revelou trombose parcialmente organizada da veia cava inferior, de que originou tromboembolo ocluindo o tronco principal da artéria pulmonar, causa da morte súbita, com evidências de "cor pulmonale" agudo(hepatomegalia congestiva). Nenhuma das causas habituais de flebotrombose foi demonstrada. Os exames histopatológicos e bacterioscópicos, aliados a considerações imunopatológicas, levantam a possibilidade de que a embolia pulmonar estaria relacionada com a reação hansênica(eritema nodoso).
Descritores:HANSENIASE VIRCHOWIANA/compl
HANSENIASE VIRCHOWIANA/diag
HANSENIASE VIRCHOWIANA/mortal
EMBOLIA PULMONAR/compl
EMBOLIA PULMONAR/diag
EMBOLIA PULMONAR/mortal
ERITEMA NODOSO/compl
ERITEMA NODOSO/diag
ERITEMA NODOSO/mortal
Limites:RELATO DE CASO
HUMANO
ADULTO
Meio Eletrônico:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/hansenint/v01aov20/1977/PDF/v2n2/v2n2a08.pdf - Pt.
Localização:BR191.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : HANSEN Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.1 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information